terça-feira, 22 de dezembro de 2009

coluna "IMPACTO" do dia 23-12

Feliz? Natal: Tenho saudade do Natal

Não sei se é hipocrisia minha, mas o Natal pra mim não tem muita graça, aliás já teve lá atrás um pinguinho nostálgico, que hoje até já evaporou, não sou ‘carrancudo’ mas acho que o Natal já faz tempo que é banal.
A começar pelo Papai Noel, em outros anos , em outros jornais, escrevi textos polêmicos que diziam até: “tenho medo do papai Noel”, é que se formos reparar, ele se veste de vermelho, a estrela é um dos principais símbolos natalinos, ele tem barba, se faz de bonzinho e carrega uma espécie de ‘bolsa família vermelha’ nas costas, é meio comunista, ou apenas solidário? Não sei, o papai Noel me intriga e sempre me intrigou...crianças no colo, sei não papai Noel...
Inclusive ele muitas vezes escolhe as crianças, as menos sujas, as mais perfumadas, aquelas pálidas burguesas tem deste velho bondoso mais atenção do que os raquíticos e os barriga dágua. Sempre desconfiei daquele velho de barba branca, no primário, meus coleguinhas ficavam encantados com o natal e com o comunista chamado Santa Clauss, eu ficava de lado e dizia: Prefiro a páscoa! Alguns retrucavam: Você gosta da páscoa só porque tem chocolate! Seu gordinho!... há há há imagina, eu gostar de chocolate, eu não só gosto como sou um chocólatra. Pelo menos não vou morrer de hipoglicemia!
Bom, agora falamos de natal; comércio ou sentimentalismo verdadeiro? Nas reuniões de famílias, seja com ceia ou apenas com lanchinhos de patê de sardinha que a tia Mandrágora faz tão bem...o que vemos nestes encontros não são verdadeiros sentimentalismo, mas sim as perguntas: o que você comprou este ano? O que fez com seu FGTS? ...e aí; está recebendo seu seguro-desemprego? Sem contar os sorrisos amarelos de primos falsos que te acham gordo demais, ou então um ‘nerd’ babaca... abraços que disfarçam a inveja e votos frios de felicidades...
Por esses e outros motivos: Continuo com medo do papai Noel e tenho saudade do Natal...

APAGARAM NOSSO NATAL?
A campanha da ACE não teve apoio, não tivemos enfeites na avenida, nem nas rotatórias, parece até que nem estamos no fim do ano. Em Jundiaí, várias avenidas foram enfeitadas para dar boas vindas ao fim do ano, época em que as vendas tendem a aumentar, com muita criatividade e apoios as luzes brilharam na cidade vizinha...Aqui ; ou estamos seguindo outro calendário, onde o natal já passou ou o apagão amedrontou nossos administradores, que preferiram não acender mais nenhuma luz a mais...
Um passo pra trás---

PROJETO VÁRZEA SOLIDÁRIA
Este ano o projeto montou algumas cestas básicas e fez a entrega à famílias da cidade, além de contribuição simbólica à entidades da região que atendem moradores de Várzea Paulista. Muito obrigado à todos que de alguma forma colaboraram com este projeto.
Acessem: www.varzeasolidaria.blogspot.com e saibam como participar
---Um passo pra frente

MENSAGEM DA SEMANA: NATAL
"Sugestões de presente para o Natal: Para seu inimigo, dê o perdão.
Para um oponente, a tolerância. Para um amigo, nada mais que seu coração.
Para um cliente, o serviço bem feito. Para a família, o carinho verdadeiro.
Para uma criança, um bom exemplo. Para você,o respeito e o amor.
À todos, muita saúde, paz e alegrias. Em 2010, muito sucesso e realizações!”
________________________________________
Diego Bueno
Estudante da FADIPA
Blog Diego: www.diegombueno.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário