quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VÁRZEA PAULISTA, ENFIM PATRIMÔNIO!

foto: Regina Kalman (2008)
Tive esta semana uma grata surpresa, a estação ferroviária de Várzea Paulista se tornou patrimônio histórico, tombada pelo CONDEPHAAT, o conselho de defesa do patrimônio histórico artístico arqueológico e turístico do Estado de São Paulo, atrelado à secretaria da Cultura do governo de SP.


Pra quem não se lembra em 2003 entrei com um pedido para tornar o prédio da estação, inaugurado em 1º de julho de 1891, em patrimônio histórico e cultural, foram várias menções, e sete anos se passaram, até chegar esta conquista, uma vitória, me sinto realizado , um sonho que é concretizado. O pedido de nº00875/2003 tornou-se um guichê, e foi agregado à outros pedidos de tombamento de outras estações da região.


O momento em que chega esta notícia é muito oportuno! Veja minha situação: Estou no último semestre de faculdade, para concluir o curso temos que escrever uma monografia, uma espécie de livro, com um tema, uma tese, e pelo fato de eu ter uma ligação bastante profunda com questões ambientais, históricas e culturais, escolhi o tema: Patrimônio Histórico e Cultural: O tombamento como forma de preservar. E por uma brincadeira do destino, recebo às vésperas, faltando 5 dias para o depósito de minha monografia, a notícia de que meu projeto, meu pedido foi aceito, aprovado.


Várzea Paulista passa a contar com um bem histórico reconhecido pelo CONDEPHAAT!. Com toda minha esperança, e todo meu otimismo, receber tal notícia com tais coincidências, foi sinceramente uma surpresa, uma grata surpresa!


Muito obrigado à todos que me apoiaram e acreditaram que um dia este sonho eu conseguiria realizar, minha felicidade não cabe em mim, por isso desejo que todos os meus amigos, sintam assim juntos comigo, muita alegria!




Diego Martins Bueno, autor do pedido de tombamento da Estação Ferroviária de Várzea Paulista, que a tornou esta semana num patrimônio histórico e arquitetônico reconhecido pelo CONDEPHAAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário