sexta-feira, 9 de julho de 2010

Em discurso internacional, Lula insinua que Brasil é país de ‘ignorantes’ e ‘ladrões’

Deixou de lado o discurso preparado e num discurso de improvisado, destinado a lançar uma campanha de promoção internacional do turismo no Brasil com vistas à Copa de 2014, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou uma imagem do país que o Ministério do Turismo não gostaria de ver enaltecida.
Lula alertou os estrangeiros sobre o risco de ser mordido por “uma sucuri destreinada”, insinuando a ‘ignorancia’ do povo, Lula disse que os brasileiros não sabem inglês mas são bons na arte de “mimicar”, garantiu que o país é tão bem servido de homens quanto de mulheres e lamentou que as pessoas vão ao cinema e na volta não encontram o carro, porque foi roubado.
O discurso foi bastante agressivo, tendo em vista que o presidente estava numa explanação de importância internacional (o discurso foi em Johanesburgo, África do Sul), passando uma péssima imagem do Brasil e dos brasileiros.
Ao dizer que o povo não sabe falar inglês e ao generalizar no lamento ‘que as pessoas vão ao cinema e ao voltar tem seu carro roubado’. Lula expõe o pus da ferida: Educação e Segurança Pública.
Ao relatar tais condições o presidente assume que o país que ele governa vai mal em educação e não tem suporte básico para oferecer segurança à população.
A cerimônia com a presença do presidente ocorreu num espaço montado pelo governo, num centro de convenções, no coração de Johanesburgo. Lula passou um tempo folheando o discurso preparado para o evento. Mas deixou-o de lado e arrancou gargalhadas já ao mencionar as autoridades presentes. Chamou o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, de governador, corrigiu-se, mas acrescentou, rindo: “Mas um dia vai ser. Um dia vai ser”.
Lula encerrou o improviso lendo a última frase do discurso preparado para ser lido. “Eu ia ler meu discurso, mas não li. Então vou ler só a última frase. O Brasil está te chamando. Celebre a vida aqui”, disse, fazendo graça.

Desse modo, ao analisar as atitudes e frases, destacando ‘perigos’ do Brasil, Lula com a popularidade acima dos 70%, já acha que pode dizer qualquer bobagem, que o povo vai aprovar.
Porém... Chamar o brasileiro de burro e ladrão, aí já passou dos limites senhor presidente.

Adaptação: Diego Bueno
Fonte:http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/07/09/lula-desconstroi-campanha-de-turismo-e-destaca-perigos-do-brasil.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário