sábado, 29 de agosto de 2009

Obrigado! Idoroti de Souza



Não é fácil escrever sobre algo que nos remete saudades, ainda mais de uma pessoa tão maravilhosa, tive a honra de conhecer e conversar, ou melhor; prosear com a querida Idoroti de Souza, a primeira, a única, a especial “Doroti”, assim o pessoal da biblioteca à chamava.
Numa tarde, não me lembro ao certo de que mês, há cerca de 5 anos, estive em sua casa junto ao amigo Cléber Cruz, o qual me apresentou a esta grandiosa pessoa.
Doroti nos recebeu de braços abertos e com um sorriso cativante típico de vovó conversamos sobre vários assuntos, Idoroti resumiu em menos de uma hora toda a história de Várzea Paulista, e até de quando aqui ainda era apenas um distrito de Jundiaí.
Aquela tarde, foi para mim a melhor leitura que eu podia ter, realmente era como se eu estivesse lendo um bom livro de documentários, mas não precisava virar as páginas...pois, nas doces palavras de tom calmo, era narrado por Idoroti toda a história, inclusive ilustrando com fotos, documentos e raridades. Para quem não sabe um de seus ascendentes foi; Isaac de Souza Galvão , tido como o “fundador” de Várzea, pois praticamente foi o primeiro morador dessas terras em meados de 1867, com sua olaria, a pioneira, responsável pela necessidade da “parada” (estação pequena) do trem da São Paulo Railway, a inglesa.
Ela guardava e me mostrou um documento de Isaac Galvão datado no século XIX, incrível!
Idoroti me contou também que as terras de sua família eram férteis e que havia uma cerquinha que dividia o terreno, esta cerca ficava onde hoje está o ponto de ônibus ao lado do Mercado Liberdade. Do portão da casa de Idoroti, dá pra se ver a Praça Liberdade, próximo á estação, e de lá apontando para o coreto ela me disse: “Ali ficava a cocheira dos cavalos, a cerca mais adiante, aquela avenida (Duque de Caxias), era uma estradinha de terra batida”.
Fiquei imaginando cada detalhe que me mostrava, descobri que as poucas moradoras daquele então povoado, levavam as roupas para lavar no córrego Pinheirinho (que fica atrás da antiga AMEC, hoje Hospital da Cidade), “era limpinho” dizia a ex-vereadora.
Sim! Idoroti de Souza foi vereadora e até agora, nenhuma outra mulher ocupou este cargo em nossa cidade, na época em que legislou, os vereadores não tinham salários, trabalhavam por amor a cidade, e esta foi uma vereadora foi realmente apaixonada por essa cidade como poucos, ela foi a responsável pela criação da biblioteca municipal, o qual foi projeto que Idoroti pleiteou na sua vereança na década de 70.
No fim da conversa, daquela tarde varzina, senti o quanto modificaram nossa Várzea Paulista, em alguns aspectos, o quanto “pioraram” nossa cidade e também, percebi com mais clareza; a rapidez do tempo. Que alegria senti naquela tarde.
E que tristeza senti semana passada, quando Várzea Paulista perdeu um ícone da história viva da cidade, a querida Senhora “Doroti”, daqui mando-lhe o meu Adeus, e agradeço; a sua carinhosa recepção em sua casa, a atenção e o afinco que fez questão de ter ao me contar as histórias e também em nome de todos moradores agradeço pelo amor que você teve por esta nossa Várzea, até o último dia de sua nobre e generosa vida. Idoroti de Souza: Fique com Deus...
Do fundo do meu coração: Obrigado!

Diego Bueno
Estudante de Direito da FADIPA-Jundiaí

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Imposto: o retorno? PMDB e PT apoiam criação de nova CPMF

Bancada do PMDB fecha posição após reunião com o ministro Temporão pela criação de contribuição específica para a saúde
Alíquota da CSS seria de 0,1%; gasto com gripe suína é usado para justificar nova contribuição, em momento de queda na arrecadação



De
Maria Clara Cabral da “Folha de São Paulo”:
Num momento em que a arrecadação de tributos federais está em queda, o PMDB, maior partido do Congresso e principal aliado do governo, decidiu apoiar a recriação da CPMF, batizada agora de CSS (Contribuição Social para a Saúde).
Em reunião com o ministro José Gomes Temporão (Saúde) essa semana, no Congresso, toda a bancada peemedebista fechou questão favorável ao término da votação do projeto que regulamenta a emenda constitucional 29, destinando mais recursos para a saúde e que ao mesmo tempo cria a CSS, com alíquota de 0,1%.
No ano passado, o governo chegou a votar o texto base do projeto, mas, correndo o risco de derrota, decidiu deixar o último destaque, apresentado pelo DEM -que suprime o artigo que estabelece a base de cálculo da contribuição-, para depois. Agora, o discurso oficial do PMDB é que a saúde precisa de mais recursos devido à gripe suína.
O compromisso do partido, que conta com o apoio também do PT, é votar a proposta no máximo até setembro na Câmara. Caso passe, o texto ainda segue para votação no Senado.
Foi no senado que foi barrada, no final de 2007, a prorrogação da CPMF, cuja alíquota de 0,38% deixou de ser cobrada em 1º de janeiro do ano passado.
"Desta vez vamos aprovar porque o quadro da saúde piora. Essa é a última alternativa para salvar o SUS. Temos muita necessidade, ainda mais com os gastos excepcionais com a gripe. Se o presidente Lula não acordar, a saúde será o maior desgaste desta gestão", afirmou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), coordenador da Frente Parlamentar da Saúde.
A oposição (liderada pelos partidos DEM e PSDB) é contra a recriação. Caso a CPMF volte, eles ameaçam ir à Justiça, alegando ser inconstitucional criar um novo imposto dessa forma, por meio de projeto de lei -a antiga contribuição foi criada e prorrogada por meio de emenda à Constituição.
Texto editado por Diego Bueno

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Assistencialismo Eleitoreiro


Depois do bolsa escola do governo de Fernando Henrique (PSDB) que tinha intuito de incentivo ao estudo mas não deixava de ser assistencialista, o Leve Leite do Maluf (PP), ganha leite quem não faltasse às aulas, veio o Bolsa Família, implantado pelo governo petista de Lula, este foi mais que assistencialista pois são rios de dinheiro que são destinados à este programa, sem nenhum intuito de incentivo na prática, a fiscalização é deficitária, dando a impressão que é só dar dinheiro ao povo e tudo bem.
Não serei aqui ignorante ao ponto de dizer que isso só atrasa o país, pois muitos fazem suas compras com este subsídio público, e gera um certo crescimento na economia interna, porém cabe ressaltar que esses tipos de assistencialismo não é o ideal, está muito longe do que realmente necessitamos, pois a dependência gera o comodismo, o que não pode acontecer num país que quer ir pra frente e com sede de crescimento.
Não sou contra, acho apenas que deve haver maior fiscalização para que cidades onde há prefeitos do mesmo partido (PT), não recebam uma cota maior dos demais e também que se estabeleça regras consistentes e uma prestação de contas do beneficiado,para que não ocorra “deslizes” que comprometam a integridade do projeto.
Recentemente estamos assistindo o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que com a mesma “cara lavada” de sempre o nosso presidente traz a público, e agora pior do que nunca, pois coloca-se a sua ministra candidata Dilma Roussef, hoje quem anuncia obras é ela e não mais o chefe do executivo, uma propaganda eleitoral escancarada Lula até a intitula “mãe” de alguns programas, para Lula vale tudo para colocar sua “cria” para assumir seu posto.
O programa “Minha casa, Minha vida”, chegou em Várzea Paulista, e ainda não se sabe o número certo de casas, mas na marca de 150 unidades , o que vai beneficiar apenas; 150 famílias. Agora vamos aos números e recorrer a uma simples calculadora: Se são em média 150 casas, e existem pelo menos 2000 pessoas em área de risco em Várzea Paulista, (é o caso de quem mora em alguns pontos da Vila Real e adjacências) este número de casas já é pouco. Mas aí vem o detalhe, e por isso eu digo “Assistencialismo Eleitoreiro”, pois a prefeitura abriu inscrições para esse programa e mais de 5.500 famílias se inscreveram. Não chega a 0,3% da demanda. É uma atitude visando fim eleitoral, muito além da assistência.
Na minha opinião, isso é criar uma esperança falsa nas pessoas que precisam e se inscreveram no programa. É como uma criança que acredita em Papai Noel e Coelho da Páscoa, e espera seu presente à meia noite debaixo de sua árvore de garrafas pet recortada, é a criança que espera pelo coelhinho branquinho de olhos vermelhos que lhe vai trazer um ovo hidrogenado no domingo da ressurreição. É muita enganação, atinge uma minoria e se faz grandes espetáculos, dando a impressão de muita coisa, quando não passa de meia dúzia de balas de banana.
Desse jeito não dá pra ficar quieto, não dá pra assistir e ficar calado, por isso caros amigos e leitores deste jornal, abram os olhos estão usando ferramentas da mídia para ludibriar sua consciência.
Assistencialismo eleitoreiro é o pior método de governo que já existiu, um país não cresce desse jeito, cresce com criação de emprego, com programas de formação e orientação, cresce com educação, pois o Brasil deve ser um país de todos, e não de “tolos”!


Diego Bueno
Estudante de direito
Morador de Várzea Paulista
http://www.diegombueno.blogspot.com/

domingo, 16 de agosto de 2009

PSDB em Várzea Pta - Casa cheia: Reunião fica lotada com a presença de Ary Fossen(PSDB)

Tucanos e simpatizantes estiveram reunidos na noite de sexta-feira num prédio da Avenida Fernão Dias.

Faixas de saudações e uma decoração com as cores azul e amarelo num prédio, onde funciona uma imobiliária em frente a prefeitura de Várzea. Algo está acontecendo: pensava os que passavam pelo local; de fato, mais uma reunião do PSDB a segunda em menos de 15 dias.
O sub prefeito de São Paulo (do distrito de Perus) esteve sexta feira à noite em uma reunião em Várzea Paulista, Diego Bueno (presidente da ala jovem) esteve presente e anunciou a nova fase do partido, e também o projeto “Profissões”.
Ary Fossen abriu a reunião contando as realizações de quando deputado e prefeito de Jundiaí, ressaltou obras importantes conquistadas em seu mandato que beneficiaram Várzea Paulista e toda região.
O público presente teve espaço para um “bate-papo” com o ex-deputado e também fizeram pedidos.
“Desde criança ouço falar de Ary Fossen, e nunca tive a oportunidade de conhecê-lo, tenho certeza que o senhor vai ganhar a eleição se for candidato,o voto da minha mãe sempre foi seu, então quero aproveitar e pedir: Olhe mais por Várzea Paulista, ela precisa de ajuda” comentou Laudicéa, moradora do Jardim Itália integrante da Juventude PSDB.
Ary se comprometeu (se candidato e eleito) trabalhar em prol de toda região e Várzea terá sim um espaço especial.
Ao final a palavra foi dada ao presidente da JPSDB, que também esteve como representante do presidente (Clemente Manoel de Almeida) que estava viajando e não conseguiu chegar a tempo.
Diego comentou que o partido vem vivendo uma nova etapa e repetiu o jargão: “O PSDB em Várzea não é um tucano é uma fênix, e vem ressurgindo das cinzas, mas tenho certeza que em pouco tempo seremos o novo grande partido de Várzea” disse também que a “semente do progresso” de Várzea foi plantada pelo PSDB, nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin , e agora com José Serra também muitas novidades virão. “Essa semente precisa voltar a germinar, a terra está seca, vamos regá-la, e para isso precisamos dar as mãos, somos bons de governo, as obras do PSDB são visíveis e feitas para o futuro, não pensando apenas na próxima eleição, Várzea irá ganhar uma ETEC até o ano que vem e também um núcleo do acessa São Paulo em breve, sem contar a Marginal do Rio Jundiaí que será totalmente reformulada”. Diego esbravejou ao mostrar uma lista com nomes de doadores da campanha do atual prefeito e disse: “Acho que os apoios são válidos e é óbvio que as empresas ajudam, mas o que mais me entristece é tanta pessoa física nesta lista. Quem são? Por que algum de nós daria R$3.800,00 para um candidato à prefeito?”indagou mostrando um dos nomes que fez a doação de tal quantia.
Ao apresentar o projeto “Profissões” o presidente jovem chamou os representantes da UCEP- Universidade Corporativa de Jundiaí, Adlei e Lucas mostraram e explicaram o funcionamento do projeto e da parceria feita com a JPSDB. “ Os jovem precisam escolher uma profissão, e a UCEP vem ao encontro destes jovens para dar-lhes a oportunidade de seguir o melhor caminho, o caminho dos estudos e da formação profissional” acrescentou Lucas.
A reunião terminou por volta das 22h.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Diego Bueno visita obras do Poupatempo Jundiaí junto ao COMPAC

Um grupo de membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Jundiaí, fez hoje pela manhã uma "vistoria" nas obras do Poupatempo, que será inaugurado em novembro no Complexo Fepasa, na Avenida União dos Ferroviários.O intuito da visita nas obras serviu para constatar se há depredação do patrimônio cultural e arquitetônico do local.

O Complexo Fepasa é protegido por lei e tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

Entre os conselheiros estava Diego Bueno, que também é autor do pedido de tombamento da estação ferroviária de Várzea Paulista. Segundo Diego a preocupação que o conselho (COMPAC) tem é justificada pois após consumada a destruição o dano é irreparável.

"Acho correto o conselho estar atento à obras feitas em patrimônios e locais de preservação, devemos fiscalizar sempre para que a história não seja demolida".

O COMPAC não concordou com a instalação do Poupatempo no Complexo Fepasa, por considerar que existem outros lugares mais apropriados, porém como não se pode mudar de lugar o jeito é fiscalizar atento aos detalhes, para que haja o menor impacto possível no prédio.

"As obras estão muito adiantadas, está tudo quase pronto, na minha concepção as obras feitas refletem preocupação com o patrimônio, por enquanto não vimos problemas,... com a arquitetura inglesa do prédio, este vai ser o Poupatempo mais bonito do estado, com certeza" relata Diego.


















Além de Diego Bueno, fizeram parte do grupo de "vistoria" o conselheiro Fernando Martins e os arquitetos Roberto Bueno e Denize Makowski.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Geraldo Alckmin no Fórum regional; Pausa para foto com as lideranças jovens da região

1º Fórum de desenvolvimento da região de Jundiaí... nesta sexta-feira

na foto; Diego Bueno-JPSDB Várzea Pta / Geraldo Alckmin Secretário Estadual de Desenvolvimento / Davi-JPSDB Louveira / Márcio-JPSDB Jundiaí



falamos; "Geraldo, foto com a juventude" ele responde "opa, juventude? [risos] muito bom, vamos lá então... os jovens participando..."

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Linda imagem do crepúsculo depois da reunião com o Haddad


Não poderia deixar de colocar esta bela imagem, vista do heliponto do paço municipal de Jundiaí

Tarde de reunião com Miguel Haddad


Na tarde desta quinta-feira, tivemos uma reunião com o prefeito de Jundiaí Miguel Haddad PSDB, na ocasião ele falou sobre as obras que o governo municipal está fazendo e sobre os projetos para a juventude, comentou sobre a inauguração da nova pista de skate do "Sororoca" e das reformas e ampliações que este espaço recebeu recentemente, e convidou: "Dia 30 de agosto será a inauguração".

Citou sobre os avanços no setor ambiental e de abastecimento de água e também sobre saúde. E foi firme ao dizer: "Sabe quando a saúde ficará do jeito que esperamos? Quando as cidades da região tiverem cada uma cuidando da sua saúde".

Mais uma reunião da JPSDB regional


A reunião desta quarta-feira foi bastante proveitosa, decidimos os caminhos que vamos seguir, o certo é que haverá um grande evento regional, com um tema de interesse direto aos jovens. Escolas, grêmios, associações, todos serão envolvidos.

Aguardem... muitas novidades, quer participar? venha para a JPSDB.


movimento MAIS ATITUDE...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Perguntar não ofende [?]


Começa esta semana o programa: "Perguntar não ofende" que tem o intuito de fazer perguntas aos políticos, e representantes da sociedade em geral sobre assuntos que interessa à todos!

Acompanhem toda semana uma pergunta diferente,

aqui no blog Diego Bueno.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cargos comissionados e militância política

Diego Martins Bueno
Primeiramente quero dizer que senti grandes saudades deste espaço do JN, e faço o retorno após algumas semanas de ausência.
Já faz tempo que presencio uma militância política que atua de forma irracional em Várzea Paulista, que não sei exato quais partidos à formam, nem quem são seus militantes, certo apenas de que estão empregados na máquina pública, são cargos, fazem parte da folha de pagamento da prefeitura desta cidade, governada pelo PT.
Uma militância que se diz de esquerda, o que no meu ver dá a impressão de que estão contra tudo e realmente parece estar do lado contrário, com certeza ao contrário do foco também, se perdem em temas vazios, tem total desapego com as ditas políticas neoliberais, e esquecem portanto, que o próprio esquerdista do passado; o Lula, hoje, é um neoliberal, apóia os pedágios, é a favor de privatizações, ou pelo menos se coloca de forma omissiva com relação ao seu incisivo discurso do passado.
Estes “esquerdistas” parecem viver uma democracia de Fidel Castro, pois democrático mesmo só nas balelas palavras que usam, na real um comunismo ditador de um governo que usa escudos contra “cutucões”. Que tanto se preocupa em se defender que até não responde à simples cartas protocoladas de perguntas óbvias e de fácil resposta.
De uma vez por todas sinto que, mais uma vez, Várzea dá um passo para trás quando se trata de militância política e ações públicas. Eu também não me sinto preparado às vezes, pois aqui tudo pode acontecer, se temos democracia? Até acho que sim, mas uma democracia com ares de Dops (Departamento de Ordem Política e Social, foi o órgão do governo brasileiro criado durante o Estado Novo, cujo objetivo era controlar e reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime no poder).
Onde um governo que hasteia bandeira vermelha, coloca suas estrelinhas na frente, para não perder terreno, mas que no fim as despreparadas estrelinhas acabam por se perder. A política usada pela tal “esquerda” já está gasta e em extinção. Agem muitas das vezes como dinossauros de pequeno cérebro.
Outro fato visto em Várzea é a militância política dos partidos de “esquerda” se confundirem com os cargos comissionados. Cargos este que são muitos na cidade.
Para quem não sabe os cargos de comissão são ocupados por pessoas que não possuem o concurso público, são nomeados pelo chefe do executivo, o prefeito, em diversos setores. Nesta administração do PT os candidatos à vereador que tiveram mais que uma certa quantidade de votos já estariam empregados segundo comentários que ouço.
De qualquer forma cargos de comissão e militância política não combinam, além de prejudiciais, são desgastantes e não levam nada à lugar nenhum. Pois trata-se de interesses particulares, muitas vezes financeiros e não sociais, muito menos comunitários.
Ao invés de unir, separam, ao invés de fazer acordos, fazem manifestos burros e sem fundamentos. Pergunta-se: Onde é que fica o engajamento político, social e democrático?

Diego é estudante de Direito da FADIPA-Jundiaí e
morador de Várzea Paulista
www.diegombueno.blogspot.com