sábado, 5 de setembro de 2009

Várzea cai 139 posições no índice de desenvolvimento municipal

Em 2005 quando Eduardo Pereira (PT) assumiu a prefeitura de Várzea Paulista, ele recebeu um município que estava entre os 100 mais desenvolvidos do Estado de São Paulo* (97ª posição) e a 121ª posição no Brasil*, à frente de cidades como Florianópolis-SC e Brasília-DF , que ficaram com a 123ª e 129ª posição, respectivamente , naquela ocasião.
O Índice Firjan de desenvolvimento municipal (IFDM) foi feito pela Federação das indústrias do estado do Rio de Janeiro, um trabalho que durou mais de um ano de pesquisas. O IFDM abrange, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano, a saber: Emprego & Renda, Educação e Saúde.
Hoje com a divulgação do novo índice de desenvolvimento, publicada há cerca de um mês** Várzea se mostrou em desvantagem em todos os setores pesquisados. E despencou: de 97º colocado para 176º no Estado de São Paulo. E no ranking nacional caiu da 121ª posição, para a 260ª.
O índice aponta que o setor que obteve maior queda foi o de Emprego & Renda, seguido dos setores de Educação e Saúde.
Na região, Várzea Paulista fica em penúltimo lugar entre 8 cidades do gráfico, ficando acima somente de Campo Limpo Paulista (que tem desvantagem de - 0,0456 em comparação ao município varzino ). Itupeva ,Jundiaí e Cajamar tiveram leve queda, enquanto Louveira, Itatiba e Jarinú subiram.
Acompanhem o gráfico, feito este ano pela Firjan:

Os índices apontam situação mais confortável na gestão anterior ao PT:

texto: Diego Bueno, estudante da FADIPA-Jundiaí

Fonte: www.firjan.com.br
*dados de 2005,publicado em Julho/08
**dados de 2006, publicado em Julho/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário