terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mulheres e crianças primeiro: Várzea não sabe nadar!

Mais uma chuva caiu essa semana e novos problemas ocorreram, alguns não tão novos assim como no caso dos alagamentos. O córrego Bertioga novamente transbordou, as águas invadiram e encobriram a avenida, ninguém entrava, ninguém saía.

Percebemos portanto o quanto se faz necessário uma ação para melhorar essa situação. Pelo contrário , as obras da prefeitura vem colocando entulho e enforcando a vazão da água, haja vista nas proximidades da Avenida Fernão Dias onde ‘cobriram’ o córrego e colocaram tubos pequenos para o escoamento. Não sou técnico, nem engenheiro, mas qualquer pessoa normal sabe o que estou falando.

Desde criança eu vi esse córrego transbordar mas do jeito que ultimamente tenho acompanhado, me preocupou, pois piorou.

Além do Jardim Itália 2 vem surgindo o Jardim Bahia, lá no final da Avenida Bertioga que vai gerar um volume ainda maior no córrego. Mais um grande bairro com milhares de lotes vai despejar suas águas tratadas ou não no tão saturado córrego Bertioga.

Se uma obra não for feita ou pelo menos começar a ser feita, neste momento, iremos daqui poucos anos sofrer as gravíssimas conseqüências.

A pavimentação das ruas do Jardim Bahia já vai começar, e com o asfalto o solo fica impermeável, fazendo com que a água das chuvas escorra ao invés de infiltrar daí já veremos a diferença e o volume do córrego aumentar.
Precisamos estar preparados para isso, ou melhor, precisamos preparar o córrego para isso! Antes que o pior aconteça, ou então seremos engolidos por seu esgoto e suas águas! E minha preocupação é motivada: pois fiz essa semana uma pesquisa e constatei que de cada 10 moradores de Várzea apenas 2 sabem nadar! Taí o motivo! A tendência é o esgoto e a quantia de água crescer com os novos loteamentos, imaginem daqui uns anos, onde era terra, torna-se asfalto duro e cimento das calçadas.
Se já estamos sofrendo hoje, como será daqui 5 ou 10 anos?

Cheguei a seguinte conclusão: De um lado, ou a prefeitura começa a pensar no futuro e inicia uma obra para sanar tal problema, ou então, inclua na grade curricular dos alunos das escolas municipais as aulas de Natação e ao distribuir o material escolar, juntar os famosos coletes salva-vidas! E salvem-se quem puder! Mas não esqueçam primeiro mulheres e crianças, glub, glub, glub!

_________________________________

texto de: Diego Bueno,
estudante da FADIPA-Jundiaí,
morador de Várzea Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário