terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mulheres e crianças primeiro: Várzea não sabe nadar!

Mais uma chuva caiu essa semana e novos problemas ocorreram, alguns não tão novos assim como no caso dos alagamentos. O córrego Bertioga novamente transbordou, as águas invadiram e encobriram a avenida, ninguém entrava, ninguém saía.

Percebemos portanto o quanto se faz necessário uma ação para melhorar essa situação. Pelo contrário , as obras da prefeitura vem colocando entulho e enforcando a vazão da água, haja vista nas proximidades da Avenida Fernão Dias onde ‘cobriram’ o córrego e colocaram tubos pequenos para o escoamento. Não sou técnico, nem engenheiro, mas qualquer pessoa normal sabe o que estou falando.

Desde criança eu vi esse córrego transbordar mas do jeito que ultimamente tenho acompanhado, me preocupou, pois piorou.

Além do Jardim Itália 2 vem surgindo o Jardim Bahia, lá no final da Avenida Bertioga que vai gerar um volume ainda maior no córrego. Mais um grande bairro com milhares de lotes vai despejar suas águas tratadas ou não no tão saturado córrego Bertioga.

Se uma obra não for feita ou pelo menos começar a ser feita, neste momento, iremos daqui poucos anos sofrer as gravíssimas conseqüências.

A pavimentação das ruas do Jardim Bahia já vai começar, e com o asfalto o solo fica impermeável, fazendo com que a água das chuvas escorra ao invés de infiltrar daí já veremos a diferença e o volume do córrego aumentar.
Precisamos estar preparados para isso, ou melhor, precisamos preparar o córrego para isso! Antes que o pior aconteça, ou então seremos engolidos por seu esgoto e suas águas! E minha preocupação é motivada: pois fiz essa semana uma pesquisa e constatei que de cada 10 moradores de Várzea apenas 2 sabem nadar! Taí o motivo! A tendência é o esgoto e a quantia de água crescer com os novos loteamentos, imaginem daqui uns anos, onde era terra, torna-se asfalto duro e cimento das calçadas.
Se já estamos sofrendo hoje, como será daqui 5 ou 10 anos?

Cheguei a seguinte conclusão: De um lado, ou a prefeitura começa a pensar no futuro e inicia uma obra para sanar tal problema, ou então, inclua na grade curricular dos alunos das escolas municipais as aulas de Natação e ao distribuir o material escolar, juntar os famosos coletes salva-vidas! E salvem-se quem puder! Mas não esqueçam primeiro mulheres e crianças, glub, glub, glub!

_________________________________

texto de: Diego Bueno,
estudante da FADIPA-Jundiaí,
morador de Várzea Paulista

domingo, 27 de setembro de 2009

Várzea Paulista: Administração petista de Eduardo é acusada de financiar terrorismo dos "Sem Terra"

Mais uma: Eduardo Tadeu (PT), prefeito de Várzea Paulista, foi citado pela senadora em seu discurso; depois dos bonecos 'Edu Buracão' que foram espalhados pela cidade por conta da buraqueira e de ver os índices de desenvolvimento de sua cidade despencar segundo a Firjan.

Senadora pelo Democratas do Tocantins e presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, em discurso no plenário, repercutiu a reportagem da revista Veja que dissecou a bandalheira que marca as entidades que dão sustentação financeira ao MST. A parlamentar tocantinense lembrou que no esquema criminoso de aporte financeiro estão entidades como a Associação Nacional de Cooperativas Agrícolas (Anca); Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil (Concrab), o Centro de Formação e Pesquisas Contestado (Cepatec) e o Instituto Técnico de Estudos Agrários e Cooperativismo (Itac). Todas sob uma pirâmide ideológica que no vértice tem uma organização espanhola denominada “Asociación Desarrollo Cooperativa Solidaridad”. Dessa rede fazem parte algumas prefeituras comandas pelo PT - Belo Horizonte, Camaçari, Osasco e Várzea Paulista – e o governo do Pará, sob a batuta da petista Ana Júlia Carepa.
Não é de hoje que o ucho.info alerta para essa ilegal enxurrada financeira que alimenta tais entidades, sem contar que o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, desrespeitando a soberania nacional brasileira, tem despejado verdadeiras fortunas em movimentos ligados à criminosa Via Campesina.
Todo esse escândalo, apoiado ilegal e vergonhosamente pelo Palácio do Planalto, explica a pasmaceira que toma conta da CPI das Ongs, que tramita no Senado Federal desde 3 de outubro de 2007 (data de instalação) e cujo final foi prorrogado para 21 de fevereiro de 2010. O relator da CPI, senador Inácio Arruda (PcdoB-CE), integrante da base de sustentação do governo Lula, atendendo aos apelos palacianos, tem feito o que pode para que as investigações terminem em uma enorme e mal cheirosa pizza.
O Brasil já vive sob uma ditadura vermelha, mas os cidadãos, acomodados como sempre, preferem ignorar o assunto.






fonte: http://ucho.info/doacoes-suspeitas-financiam-as-acoes-criminosas-do-mst

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Perguntar não ofende [?]

Recentemente Várzea esteve em festa, o Orquivárzea trouxe Titãs e Dominguinhos, em 2 dias de show, (o que sobram 363 dias de agonia para o povo).
O eventos e seus shows não foram de graça, muito dinheiro saiu dos cofres públicos...Acho importante que se faça festas, isso aumenta a auto-estima do povo, porém isso não ocorre por aqui, pois quando acabam as festas, o povo acorda numa cidade cheia de buracos e descasos em todos os setores da administração pública...
Sr. Prefeito Eduardo: Assistimos a grande festa com dinheiro do povo na 5ª edição do Orquivárzea...
Em contrapartida as professoras e alunas do Ginásio de Esportes da Vl Popular não tem água potável para beber, nem materiais básicos para fazer ginástica. Para frequentar as aulas, as alunas tem que comprar o material com recursos próprios.
PERGUNTAR NÃO OFENDE:
Para pagar artistas famosos em shows caros a prefeitura tem dinheiro, mas para comprar simples materiais básicos para a ginástica e colocar um bebedouro não tem verba? o que ocorre?

sábado, 5 de setembro de 2009

Várzea cai 139 posições no índice de desenvolvimento municipal

Em 2005 quando Eduardo Pereira (PT) assumiu a prefeitura de Várzea Paulista, ele recebeu um município que estava entre os 100 mais desenvolvidos do Estado de São Paulo* (97ª posição) e a 121ª posição no Brasil*, à frente de cidades como Florianópolis-SC e Brasília-DF , que ficaram com a 123ª e 129ª posição, respectivamente , naquela ocasião.
O Índice Firjan de desenvolvimento municipal (IFDM) foi feito pela Federação das indústrias do estado do Rio de Janeiro, um trabalho que durou mais de um ano de pesquisas. O IFDM abrange, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano, a saber: Emprego & Renda, Educação e Saúde.
Hoje com a divulgação do novo índice de desenvolvimento, publicada há cerca de um mês** Várzea se mostrou em desvantagem em todos os setores pesquisados. E despencou: de 97º colocado para 176º no Estado de São Paulo. E no ranking nacional caiu da 121ª posição, para a 260ª.
O índice aponta que o setor que obteve maior queda foi o de Emprego & Renda, seguido dos setores de Educação e Saúde.
Na região, Várzea Paulista fica em penúltimo lugar entre 8 cidades do gráfico, ficando acima somente de Campo Limpo Paulista (que tem desvantagem de - 0,0456 em comparação ao município varzino ). Itupeva ,Jundiaí e Cajamar tiveram leve queda, enquanto Louveira, Itatiba e Jarinú subiram.
Acompanhem o gráfico, feito este ano pela Firjan:

Os índices apontam situação mais confortável na gestão anterior ao PT:

texto: Diego Bueno, estudante da FADIPA-Jundiaí

Fonte: www.firjan.com.br
*dados de 2005,publicado em Julho/08
**dados de 2006, publicado em Julho/09