segunda-feira, 28 de novembro de 2011

REUNIÃO COM MORADORES NO BAIRRO DO MURSA - MOBILIZAÇÃO: UNIÃO PARA TENTAR REVERTER A DECISÃO DOS VEREADORES E DO PREFEITO...

Fabio Storari, explanou técnicamente como novos loteamento poderiam afetar a região...
o advogado Dr. Claudinei Gobbi, nos explicou juridicamente quais as opções que temos...houve participação dos moradores

É unânime! O povo quer regularização, proteção ambiental, e não mais loteamentos! ainda mais numa região como a da Serra do Mursa...

Não podemos deixar que criem um Novo problema para 'resolver' um problema Antigo!...


Reunião com moradores do Mursa visa a união e o esclarecimento de todos

Apesar da chuva da noite desta terça-feira(22), os moradores estiveram presentes junto aos integrantes do Movimento ‘Salve a Serra do Mursa’, as ONGs Eco Mursa, Caminho Verde e Eco e Vida participaram.

Dezenas de moradores do entorno da Serra do Mursa, se reuniram no salão da comunidade católica do Bairro do Mursa para ouvir os líderes do Movimento e entender melhor a questão do projeto de Lei 04/2011, aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo (PT), que tem o intuito de alterar o Plano Diretor do município, transformando mais de 2,4 milhões de m² de Zona de Proteção Amabiental em Zona de Estruturação Ampliada, uma espécie de zona mista urbana especial.

Quem conduziu a reunião como mediador foi Diego Bueno, um dos responsáveis pela criação do ‘Movimento Salve a Serra’, juntamente com David Silva.

Entre os convidados que expuseram sobre o tema estavam o ex-presidente do COMDEMA (Conselho de Meio Ambiente de Jundiaí) Fábio Sartorari, a chefe do cartório de notas de Várzea Paulista, Vera Aida Borin, o advogado Dr. Claudinei Gobbi (da ong Eco e Vida) e o técnico Ambiental Mário Medina (da ong Caminho Verde).

Fábio explanou em aspectos técnicos e práticos o impacto ambiental que a área do entorno da serra poderá sofre caso haja construções de loteamentos “Há que se preservar o entorno da Serra do Mursa, pois trata-se de uma Zona de amortecimento” e completou A serra faz parte de um canal de ligação entre a Serra do Japi e a Cantareira, é um corredor ecológico importantíssimo”.

Mário Medina listou as possíveis alterações que toda a região irá sofrer, caso a área seja devastada “Muitas espécies que vivem hoje no entorno poderá desaparecer”frisou.

Vera, salientou o tema da regularização dos imóveis já existentes no entorno, como o bairro Grillo e parte do Mursa e disse que todos os moradores podem procurar a regularização independente da prefeitura, portanto explicou que não há necessidade de um novo loteamento no local para que haja a regularização “Estou à disposição de todos vocês, procurem o cartório, podemos fazer esta regularização independente da vinda de mais um loteamento no bairro, não queremos que aconteça aqui (no bairro do Mursa) o que aconteceu em outros pontos da cidade como nas proximidades do córrego Bertioga”.

Já o Dr. Gobbi, apresentou uma petição que foi apresentada ao MP, e apontou diversas irregularidades e ‘lacunas’ na Lei que altera o Plano Diretor. “Há vários pontos desta lei que possuem vícios e pode ser anulada(sobre a Lei 04/2011 aprovada pelo legislativo e executivo municipal)”

Tanto David, quanto Diego Bueno disseram que o intuito da reunião era de se organizar e criar uma união “para isso precisamos do esclarecimento, por isso trouxemos pessoas idôneas para este encontro” disse David, que informou que há a intenção de fazer um projeto de Lei de iniciativa popular, para isso precisariam de 5% dos eleitores da cidade. Entre os deputados da região, Pedro Bigardi se manifestou totalmente contrário ao projeto sancionado pelo prefeito Eduardo. Bigardi, participou da elaboração do Plano Diretor a pedido do prefeito Eduardo em 2006.

Diego Bueno pediu aos moradores que ficassem em contato, e entrassem no site www.salveaserra.blogspot.com, durante o evento, uma lista contendo nome, e-mail e bairro foi preenchidas por todos. Bueno pediu ainda que todos os presentes assinassem o abaixo assinado, que já conta com mais de mil adesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário