sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Carta de um mero cidadão apaixonado


Tenho um sonho não realizado, um sonho de fazer mais, pela cidade que mais amo...

Me sinto de certa forma preso à uma realidade que me impede de ser um transformador, um realizador, um conquistador. Toda minha vida amei e amo uma cidade mais do que qualquer outra, traço metas que ainda não sou capaz de cumpri-las, são papéis e grafites usados em projetos arrojados, modernos e audaciosos, que não posso executá-los, falta me o poder. Sou um mero cidadão apaixonado, não sou vereador, prefeito, secretário, enfim, falta-me o poder.

A cidade que mais amo tem arvores floridas, ipês e paineiras, tem ruas com asfalto de boa e má qualidade. A cidade que mais amo tem áreas verdes, tem núcleos de submoradia, tem prédio com elevador e logo terá um shopping. O trânsito da cidade que mais amo, a cada dia aumenta, e gera transtornos, as flores das praças estão murchando, mas me conforto, pois a cidade que mais amo, agora é a cidade das orquídeas, tem festa e tudo!

A cidade que mais amo tem um comércio bem variado, mas ainda pouco explorado pelos seus moradores, tem salgados á um real e jaquetas de até R$350,00. Tem grande empresas, mas são as pequenas que fazem a diferença. A cidade que mais amo tem também muitas pessoas que amo, e acho que estas também me amam... tem gente que me acha sonhador e outras que acreditam em meus sonhos. Foi na cidade que mais amo, que aprende ler e escrever, andar descalço, andar de bicicleta ... foi também na cidade que mais amo, que aprendi dirigir e até tomei duas multas, uma por velocidade e outra por estacionar em local proibido, somos todos infratores...

Ah, a cidade que mais amo tem cheiro de terra molhada no verão e de fumaça em tempos de estiagem. Esta cidade me dá saudades mesmo quando estou nos lugares mais lindos de nosso país, e até de outros países. Aqui eu entendo todos e quase todos me entendem, de casa, com visão privilegiada vejo ao sul uma linda serra, verde e vistosa, ao norte muitas casas, ruas sobre ruas e mais casas, tem um cemitério de muro branco, ao centro uma avenida com um córrego cheio de esgoto e algumas construções.

Enfim, na cidade que mais amo, me sinto bem, me sinto á vontade, não gosto que falem mal dela, quando falo algo em tom de crítica, é porque eu posso, pois a amo, desde criança! A cidade que mais amo está do lado esquerdo do peito e também em meus pensamentos, projetos e sonhos, que um dia, se Deus quiser, e com ajuda das pessoas que me entendem e acreditam em meus sonhos poderei realizá-los, daí serei mais do que um mero cidadão apaixonado...

Várzea Paulista, tu és a cidade que mais amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário