segunda-feira, 19 de março de 2012

Várzea recebe nota C em Gestão Fiscal pela Firjan


Segundo o índice Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) de Gestão Fiscal (IFGF)a prefeitura de Várzea Paulista recebeu a nota 0.5311, pela gestão fiscal, ou seja, pela gestão pública, no ranking estadual está na posição 468º entre os 629 municípios pesquisados. Portanto está longe de ser considerada uma gestão pública que sirva de modelo, entre as cidades do Aglomerado Urbano, Várzea Paulista está em penúltimo lugar, à frente apenas de Itupeva, que atingiu a nota 0.5046.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

A Prefeitura de Jundiaí recebeu nota A pela gestão das suas contas públicas. O desempenho de Jundiaí, atingiu 0,8159, sendo a 21º, no ranking estadual. Itatiba, Jarinu, Cabreúva, Louveira e Campo Limpo Paulista, também obtiveram pontuações superiores à Várzea Paulista.

ADAPTAÇÃO/TEXTO: Diego Bueno

FONTE: Firjan - http://www.firjan.org.br/IFGF/index.html

Obs: O município com pior pontuação em Gestão Fiscal no estado de São Paulo, é Guarani d´Oeste, governado há 7 anos pelo PT. O melhor avaliado no estado, é Poá acompanhada de Barueri, Piracicaba, Caraguatatuba e Birigui, destas 5 primeiras cidades do ranking, 3 são governadas pelo PSDB, 1 pelo PDT e outra pelo PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário