terça-feira, 23 de outubro de 2012
sábado, 31 de março de 2012
VÍDEO ANIVERSÁRIO VÁRZEA PAULISTA 47 ANOS - CARTA DE UM CIDADÃO APAIXONADO
VÍDEO SOBRE EDUCAÇÃO EM VÁRZEA PAULISTA - ETEC
segunda-feira, 19 de março de 2012
Várzea recebe nota C em Gestão Fiscal pela Firjan
O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.
Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.
A Prefeitura de Jundiaí recebeu nota A pela gestão das suas contas públicas. O desempenho de Jundiaí, atingiu 0,8159, sendo a 21º, no ranking estadual. Itatiba, Jarinu, Cabreúva, Louveira e Campo Limpo Paulista, também obtiveram pontuações superiores à Várzea Paulista.
ADAPTAÇÃO/TEXTO: Diego Bueno
FONTE: Firjan - http://www.firjan.org.br/IFGF/index.html
Obs: O município com pior pontuação em Gestão Fiscal no estado de São Paulo, é Guarani d´Oeste, governado há 7 anos pelo PT. O melhor avaliado no estado, é Poá acompanhada de Barueri, Piracicaba, Caraguatatuba e Birigui, destas 5 primeiras cidades do ranking, 3 são governadas pelo PSDB, 1 pelo PDT e outra pelo PMDB.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Serra do Mursa e dos Cristais poderão se tornar Parque Estadual
José Pedro citou também a lei da Mata atlântica, que é federal e pode ser utilizada nesta área. “Pelas imagens apresentadas por Diego, a Serra do Mursa possui uma flora rica, campo nativo, resquícios de floresta de mata-atlântica e savana”.A preocupação de Diego, é no tocante aos empreendimentos que estão se instalando nas proximidades da Serra. “Existem vários empreendimentos se instalando, em todas as cidades da região, a Serra dos Cristais está no território de pelo menos 5 cidades, Campo Limpo, Cajamar, Franco da Rocha, Jundiaí e Várzea Paulista, e aqui (em Várzea) a preocupação é com a diminuição da área de preservação ” destaca Bueno.
Histórico:
Um pedido de autoria de Diego Bueno, foi enviado em 2003, ao Condephaat, pedindo que toda área pertencente à Serra do Mursa fosse tranformada em Patrimônio Natural do Estado, o pedido gerou a abertura de um guichê, que ainda encontra-se em andamento.
Em dezembro de 2011, Diego esteve com o Governador Geraldo Alckmin, onde entregou um ofício com o pedido de implantação do Parque Estadual, e ao Secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, foi entregue um dossiê do movimento.