sexta-feira, 25 de março de 2011

COLUNA NOSSA CIDADE 25 DE MARÇO DE 2011

VÁRZEA NA RECORD
Nesta terça-feira(22) a TVB afiliada à TV Record na região fez um programa ´Notícias em debate’, que focou nossa cidade, o entrevistado foi o prefeito Eduardo, que respondeu ao vivo perguntas da população, que enviava perguntas pelo telefone e também das ruas, entre os que questionaram o prefeito estava este colunista que vos escreve, que levou a questão das empresas abandonadas na região central e qual o projeto para favorecer os comércios antigos da cidade.

D´JU FESTAS E RESTART
O rodeio de Campo Limpo Paulista terminou nesta segunda feira (21) e teve entre os patrocinadores a empresa varzina D´ju festas, fez a decoração dos camarins dos artistas e o bufê da banda Restart, que encerrou a linda festa com mais de 15 mil pessoas.

BELA HOMENAGEM
O Boulevard Villa Inglesa prestou uma homenagem aos poder legislativo nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Várzea Paulista, entre os homenageados, mais de 80 nomes que representaram a população varzina nestes 46 anos de emancipação, a palavra foi dada à nomes como Rubens Bittencourt, Silas Zafani, Gildo Canteli, entre outros...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Várzea Paulista e o crescimento vertical: Isso é bom ou mau?

Estamos vivendo um momento único, trata-se do ‘boom imobiliário’ em todo o Brasil, todos querem a casa própria, o próprio apartamento, enfim, o seu próprio ‘lar doce lar’, e aproveitam do impulso governamental para conquistar este sonho, o projeto Minha Casa Minha Vida, que nada mais é do que um financiamento pelo banco Caixa Econômica, com seus subsídios compulsórios.
Crescimento acelerado: Construções de torres de apartamentos nas márgens do córrego Bertioga, ao fundo outro prédio em fase de acabamento foto: Diego Bueno
O povo induzido por tais vantagens, ou supostos benefícios, tem corrido atrás de suas moradias, por outro lado as empreiteiras e construtoras, antes desanimadas com a baixa procura, agora estão a todo vapor, correndo contra o tempo para entregar cada empreendimento! Cabe ressaltar que até a criatividade para os nomes dos seus empreendimentos está se esgotando, apelando até para nomes de plantações.

E como o Brasil todo está no ‘impulso do boom imobiliário’, não seria diferente o estado de São Paulo liderar o crescimento das habitações, e também não seria novidade alguma, Jundiaí ser uma das mais competitivas e melhor avaliadas no setor, em diversos bairros da cidade vê-se construções de prédios de apartamentos de todos os formatos e tamanhos, condomínios de casas, etc...
Como é de se esperar, sobrando poucas opções de espaço na cidade a procura por áreas nas cidades vizinhas, chegam por sua vez, em Várzea Paulista e daí vem a questão:

Várzea Paulista e o crescimento vertical: Isso é bom ou mau?
Eis o prisma!

Ao olharmos de um lado vemos que em se tratando de impacto ambiental o prédio de apartamentos nos traz muito menos destruição, pois sua construção é coletiva e não individual como um loteamento de casas, a ocupação de solo é menor, o consumo também é perceptivelmente menor num apartamento de 48, 50, 52 metros quadrados, lotado em prédios, do que comparado à uma casa solo e espalhada numa área de 125 ou 250 metros quadrados, veja que a área é pelo menos duas vezes menor. Sem contar é claro com a mudança de paisagem, a visão de prédios sempre nos remete à identidade de cidade grande e próspera, é bonito, nos enche de auto estima dizer que moramos perto de um prédio, mesmo que esse tenha apenas uns 4 ou 5 andares.

Por outro lado deste mesmo prisma, vejamos a problemática em Várzea, e vem a pergunta: A cidade está preparada? nossa estrutura física, econômica e ambiental é suficientemente adequada para suportar um ‘boom imobiliário’ desta proporção que vemos ao nosso redor? Teremos água para todos? Ruas e avenidas adequadas ao fluxo gradativo de veículos, o impacto de vizinhança foi levado em questão? Seguem uma porção de perguntas realistas e ‘pés no chão’, que nos deixa de certa forma mudos!

Olhando num passado próximo, já vivemos situação parecida, quando assistimos à explosão demográfica, de loteamentos populares, bairros inacabados, ruas encravadas em barrancos, uma cidade inteira de pouca estrutura, loteamentos mal feitos que nos deixaram com uma herança maldita de bairros sem asfalto, sem escolas, sem ao menos espaço público para a construção de bens e equipamentos públicos, vejam que quase não temos áreas verdes e praças, como vemos em Jundiaí e Campo Limpo com maior freqüência.

Tal explosão nos amarrou e puxou pra trás comparado à outros municípios, haja vista nossa arrecadação per capita, a menor da região. Isso dificulta qualquer que seja a ação do governo municipal.

Enfim, devemos nos preocupar com o futuro, pois o mesmo é feito de ações do presente, queremos crescer, mas com segurança, pois o crescimento nunca pode ser prejudicial.
Por isso indago às autoridades e à toda população: Várzea Paulista e o crescimento vertical: Isso é bom ou mal?

Fica a pergunta e sua reflexão...

sábado, 12 de março de 2011

COLUNA NOSSA CIDADE 11 DE MARÇO DE 2011

NÃO PODIA SER DIFERENTE...
O carnaval Várzealegria foi realmente um resgate do bom carnaval brasileiro, com marchinhas, matinês e shows. O destaque especial foi ao bloco das Orquídeas! À minha amiga Inês Peres, uma das participantes - que me contou tudo sobre o evento - um grande abraço e meus parabéns pelo sucesso total mais uma vez a todos os organizadores!

LONGE DE CASA...
Apesar dos elogios, não estava em Várzea Paulista neste fim de semana prolongado de carnaval, pois fui convidado por amigos de Analândia, interior de SP, à pular o carnaval por lá, entre os amigos, podemos dizer; o Prefeito Luizinho.

sexta-feira, 4 de março de 2011

SINAL VERMELHO PARA EDUCAÇÃO! VÁRZEA ESTÁ ENTRE AS 10 PIORES DO ESTADO

Segundo a fundação SEADE, na região de Jundiaí, nossa cidade foi o que registrou pior desempenho no IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social) no quesito escolaridade, Várzea Paulista está em 636º lugar no ranking entre as 645 cidades do Estado de São Paulo, ou seja, a 9ª pior cidade em escolaridade, considerando a pontuação de trás pra frente.
Isso demonstra que a educação em Várzea Paulista vai muito mal. A melhor pontuação da cidade foi no ano de 2000 quando, ocupava a 466ª posição no Estado de São Paulo, a queda foi de 170 posições em 10 anos.


Em riquezas é a penúltima da região
O mesmo índice demonstra o indicador de riquezas, neste quesito também Várzea está em desvantagem, na região é a penúltima, ganha apenas da pequena cidade de Jarinú, com menos de 20 mil habitantes (Várzea possui mais de 108 mil). A queda neste quesito foi de 44 posições em menos de 10 anos.
A melhor pontuação já registrada para a cidade foi no ano de 2002, quando ocupava a 64ª entre todas as cidades de São Paulo.
layout das tabelas: Jornal Bom Dia do dia 23 de fevereiro de 2011/ DIA-DIA.
fonte dos dados:http://www.seade.gov.br/projetos/iprs/index.php?

texto: Diego Bueno

COLUNA NOSSA CIDADE 04 DE MARÇO DE 2011

CARNAVAL VÁRZEA ALEGRIA! UM SUCESSO!
Assim como em anos anteriores, esperamos este evento com muita ansiedade! Como já destaquei em outra oportunidade o carnaval de rua da cidade, promovido pela prefeitura é um Carnaval da família, com violência zero e alegria mil!
Um passo pra frente

ALMOÇO COM LIDERANÇAS
Estive esta quarta-feira (02) com lideranças da JPSDB estadual, entre estas, Paulo Mathias, candidato à presidente da Juventude de SP, jovem de muito futuro. Adiantou muitas novidades... A reunião e o almoço ocorreram num restaurante do Beco Fino em Jundiaí, Cristiano Pieirobon (presidente da TV REDE PAULISTA), que também almoçou por lá, ao nos ver, fez questão de nos cumprimentar...
Um passo pra frente

EMPRESAS ABANDONADAS
De uns anos pra cá, após o fechamento das empresas da região central (Jardim São Gonçalo), andarilhos e moradores de rua estão fazendo de lá, sua morada, a situação tem ficado cada vez pior, e os moradores estão preocupados e inseguros, algo precisa ser feito!
Um passo pra trás

IGREJA PIEDADE, O QUE HOUVE?
O barranco próximo à igreja Nossa Senhora da Piedade, nossa matriz, está com um deslizamento preocupante que precisa ser contido, caso contrário a principal igreja católica da cidade irá mudar de bairro, escorregando barranco a baixo, ao invés de Vila Paraíso, ficaria localizada no Jardim Satélite!

PARA CIMA: O crescimento vertical na cidade está a todo vapor, prédios residenciais tomam conta de diversos bairros, já temos até um com elevador!

PARA BAIXO: De 2000 pra cá, Várzea caiu 170 posições no índice escolaridade, segundo a Fundação SEADE, a cidade é a 636ª entre os 645 municípios do estado de SP, o que coloca-nos entre as 10 piores do estado.