segunda-feira, 30 de agosto de 2010

coluna IMPACTO dia 27 de agosto de 2010


“Caminhando e cantando/E seguindo a canção/Somos todos iguais
Braços dados ou não/Nas escolas, nas ruas/Campos, construções
Caminhando e cantando/E seguindo a canção...
Vem, vamos embora/Que esperar não é saber/Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(...)’’
Música: ‘Pra não dizer que não falei das flores’, de Geraldo Vandré

ABAIXO À DITADURA! Tempos difíceis vividos na época desta música, que começo a coluna desta semana, os tempos de ditadura! O que não podemos é voltar aos anos de ditadura e opressão política, temos que lutar por um país livre, social e democrático, existe candidato que querem ‘empurrar-nos’ uma ditadura mascarada, disfarçada de Plano Nacional de Diretos Humanos (PNDH3), ofuscando a liberdade de imprensa, perseguindo os jornais e TVs, dando sanções à quem diz a verdade e noticia de forma clara ao povo. Por isso, conheça bem os seus candidatos, para não serem deportados desta pátria!

6ª ORQUIVÁRZEA
A festa estava ótima, superou expectativas este ano, com passeios ao orquidário, e uma exposição muito bem montada e decorada, do lado de for as barracas de comida e as vendas de orquídeas ficaram lotadas, só senti falta do artesanato, este ano não vi quase nada. Visitei a festa no domingo (23). Aos organizadores e à administração meus parabéns!
Um passo pra frente

PARQUE BOTÂNICO
Depois de visitar o 6ª Orquivárzea estive no bairro Eloy Chaves, onde tenho alguns bons amigos, e aproveitei para conhecer o Parque Botânico do bairro, uma área de lazer com muito verde, um lindo lago, pontes, tem até areia trazida da praia! Ah, mas o que mais me chamou a atenção foi a ‘academia ao ar livre’, pois é, qualquer um pode praticar exercícios físicos, até as crianças, um espaço público realmente surpreendente. Parabéns amigo Miguel Haddad! Seria tão bom se tivéssemos um aqui...
Um passo pra frente



QUÉRCIA EM VÁRZEA
Em 2006, o ex-governador Orestes Quércia esteve em Várzea Paulista, na ocasião ele era candidato ao governo de SP, hoje como candidato à senador e em segundo lugar nas pesquisas, logo após a Marta, aquela que esperei um beijo no rosto, sabe, pois então ele poderá estar em Várzea Paulista em breve, mas dele eu quero apenas um aperto de mão.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COLUNA IMPACTO 20 DE AGOSTO DE 2010

Prefiro ser, Essa metamorfose ambulante.../ Do que ter aquela velha opinião, Formada sobre tudo.../ Sobre o que é o amor/ Sobre o que eu nem sei quem sou/ Se hoje eu sou estrela / Amanhã já se apagou/ Se hoje eu te odeio/ Amanhã lhe tenho amor.../ Lhe tenho amor/ Lhe tenho horror/ Lhe faço amor/ Eu sou um ator...
‘Metamorfose Ambulante’ de Raul Seixas
Com estes trechos da música de Raul Seixas, começo a Coluna Impacto de hoje, há exatamente 21 anos, este artista brasileiro morria vítima de uma parada cardíaca, causada pelo alcoolismo.
ZÉ GOTINHA PROSSEGUE ATÉ HOJE
No Estado de SP foi prorrogada a campanha de vacinação da segunda fase contra paralisia infantil até hoje, dia 20 de agosto, em todos os postos de saúde da cidade.
COMEÇA HOJE O ORQUIVÁRZEA, EM SUA 6ª EDIÇÃO
Tenho certeza que , assim como em outros anos a Festa das orquídeas de Várzea Paulista será um excelente!Estarei lá com minha família e amigos prestigiando um evento bonito que eleva nossa ‘estima municipiota’. Amanhã às 21h tem show com Paralamas do Sucesso!
‘SÃO PAULO RAILWAY’ ESTRÉIA DOMINGO EM SP
Num festival de curta metragem, que acontece em SP neste domingo, estréia o filme do diretor de cinema Marcelo Muller, que tem como tema a primeira ferrovia instalada no Estado em meados de 1860. Marcelo Muller é jundiaiense e durante o filme cenas da região férrea de Jundiaí e bairros como Vila Aparecida são mostrados, daqui os votos de sucesso!.
PALHAÇADA NA POLÍTICA
Ao assistirmos os candidatos à Deputados Federais e Estaduais é comum nos deparamos com diversas personalidades do meio artístico como Kiko e Leandro do KLB, Agnaldo Timóteo, ente outros. Mas o que me chamou a atenção foi ver o Tiririca e o Batoré, disputando uma vaga. É tanta palhaçada que em seu discurso o Tiririca fala: “Eu não sei o quê um deputado federal faz, mas votem em mim que depois eu conto...”. Um absurdo!.
DIA 19 FOI DIA DO FOTÓGRAFO
Parabéns aos amigos fotógrafos da cidade, que com muito profissionalismo e determinação num ‘click’ transformam momentos especiais em lembranças eternas! Linda profissão! Parabéns Mário Vassalo, Zé e Carlos, Claudinei, Rogério...

A revolta do Ipê-amarelo


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

coluna IMPACTO dia 13 de agosto de 2010

“Pensem nas crianças/ Mudas telepáticas/ Pensem nas meninas/ Cegas inexatas
Pensem nas mulheres/ Rotas alteradas/ Pensem nas feridas/ Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam/ Da rosa da rosa/ Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária/ A rosa radioativa/ Estúpida e inválida/ A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica/ Sem cor sem perfume/ Sem rosa sem nada”

‘Rosa de Hiroshima’, escrita por Vinícius de Moraes
É com este texto que se tornou famoso na voz do cantor Ney Matogrosso que começo a coluna Impacto de hoje, essa semana completam-se:
65 ANOS DAS BOMBAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI
No dia 6 de agosto de 1945, os americanos destruíram Hiroshima com uma bomba atômica, três dias depois, outra bomba destruía Nagasaki, ambas cidades japonesas. As bombas mataram 150 mil pessoas, entre elas 40 mil crianças, em menos de 15 segundos. As cidades atingidas foram varridas com uma explosão gigantesca, derretendo casas e seres vivos, uma crueldade sem tamanho, algo totalmente desnecessário e covarde no ponto de vista militar, uma vez que o Japão estava de joelhos em tal momento.
Pediria se fosse dono da mídia, 1 minuto de silêncio pela estupidez humana.
Um passo pra trás

IPÊ AMARELO
Daqui alguns dias, seremos abordados com um espetáculo da natureza: os ipês amarelos, árvores símbolo do Brasil que florescem nesta época do ano.
Em Várzea Paulista na década de 80 foram plantadas centenas de mudas, o bairro com maior número de árvore desta espécie é a Vila Santa Terezinha, ruas inteiras floridas com o radiante amarelo.
Existem também o Ipê branco e o rosa, este último também encontramos em Várzea Paulista na rua Pindaré e no Jardim Maria de Fátima em mais quantidade, porém o período de floração desta espécie já acabou no mês passado.

INDICAÇÃO DE BLOG
Hoje indico o blog do meu amigo Edmilson,para quem gosta de uma boa leitura o blog Mundo dos Livros, tem diversas indicações de lançamentos e dos melhores livros, além é claro de novidades, notícias e di. www.indicolivros.blogspot.com

MARTA EM VÁRZEA
A candidata do PT ao senado esteve semana passada em Várzea Paulista , ela caminhou com militantes pela avenida, esperei um beijo no rosto, o que não aconteceu, ela passou tão rápido que só me mandou um simpático tchau, no quesito simpatia ela tem se esforçado, parabéns Marta Suplicy!

POLÍTICA: NOVIDADES EM BREVE
Os comitês eleitorais começam a se abrir na região, em Várzea um comitê se instalará em breve na avenida, de quem é o comitê? Onde vai ser? Depois eu conto...

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

coluna impacto 06 de agosto de 2010

BOULEVARD VILLA INGLESA
Está um espetáculo, um verdadeiro cartão postal o novo centro de compras de Várzea Paulista, em estilo europeu, com telhado suíço de cor verde e pavimento ecológico! O Boulevard Villa Inglesa, tem atraído os consumidores da cidade, um espaço de muito bom gosto. Vale a pena visitar e comprar, eu fui e vou voltar. Daqui segue os meus parabéns aos lojistas que lá estão, que acreditam em nosso desenvolvimento econômico e em especial ao proprietário Osmar, que diz: O Villa Inglesa está 10 anos á frente!...
>>>Um passo pra frente

LOJAS COM VITRINES ATRATIVAS
Além das lojas que estão no boulevard como a Romaleke dos amigos Marilda e Leonardo Raphael, as lojas da avenida também estão cativantes, nosso comércio está se valorizando.
>>>Um passo pra frente

TRÂNSITO MELHORADO
Após mudanças em direções de ruas, seguindo fielmente o projeto Novo Centro, criado há alguns anos por mim, o trânsito tem melhorado na região central, essa semana a rua José Dias de Castro, teve o sentido da via invertido e agora torna-se uma ‘rota alternativa’ para quem quer cortar o centro ou ir ao Jd. Cruz Alta, Mirante, Jd. Alessandra, vicinal SP332 e Bairro do Mursa. Só está faltando mais sinalização e divulgação! Pessoal do trânsito: se tiverem alguma dúvida sobre o projeto consulte-me. Desde já meus parabéns pelas mudanças.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AGORA É OBRIGATÓRIO
Já está em vigor a lei que obriga a todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços do País a disponibilizar aos clientes, pelo menos, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). Além disso, o código deverá estar em local visível e de fácil acesso ao público. A nova lei nasceu do Projeto de Lei 4686/01, do deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO), e foi sancionada no dia 21/7/2010 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A punição prevista em casos de descumprimento é multa de até R$ 1.064,10.Portanto amigos comerciantes de Várzea Paulista, vamos nos adequar, essa semana liguei para Brasília e consegui com um deputado esemplares que serão distribuídos em breve aqui no nosso comércio.

FRASE DA SEMANA: “A estação é a origem da história e da economia da cidade."
Deste colunista em uma entrevista sobre o tombamento como patrimônio histórico da estação ferroviária de Várzea Paulista semana passada, em Jundiaí.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Antes de votar na Dilma, leia o sóbrio artigo do Prof. Ives Gandra Martins

O retrocesso democrático


A proposta da criação do Conselho Federal de Jornalismo levanta, pela primeira vez, em âmbito nacional, a discussão sobre a existência, no governo Lula, de um projeto para reduzir o Estado Democrático de Direito, no Brasil, a sua mínima expressão.
Tenho para mim que existe um risco concreto de estar sendo envidada uma tentativa de impor um controle sobre a sociedade, se possível com a implementação de um ``direito autoritário``, desrespeitando até mesmo cláusulas pétreas da Constituição.
De início, quero deixar claro não considerar que o governo federal esteja agindo de má-fé, ao pretenderem seus integrantes impor uma república de cunho socialista, visto que nunca esconderam suas preferências, quando na oposição, pelos caminhos de Fidel Castro, de Chávez e da ditadura socialista chinesa. Prova inequívoca é o tratamento absolutamente preferencial que dão ao ditador cubano.
O que estão pretendendo impor é apenas o que sempre pregaram - embora não tenham sido eleitos para implementar programa com esse perfil. Tenho-os, entretanto, por gente de bem, que acredita num projeto equivocado de governo e de Estado - ou seja, num modelo a ser desenvolvido sob seu rigoroso controle, se possível sem oposição, que deve ser conquistada ou eliminada.
Como primeiro passo, sinalizaram que adotaram a economia de mercado, com o objetivo de não assustar investidores nacionais e internacionais, e desarmaram resistências, escolhendo uma competente equipe econômica, que desempenha papel distante dos moldes petistas, mas relevante para manter a economia em marcha e assegurar investimentos externos. É a melhor parte do governo.
A partir daí, todos os seus atos foram e são de controle crescente da sociedade. Passo a enumerar os sinais que justificam os meus receios:


1) MST - Trata-se de um movimento que pisoteia o direito, desobedecendo ordens judiciais, invadindo propriedades produtivas - muitas vezes, destruindo-as - e prédios públicos. Embora seu principal líder dê-se o direito de chamar o ministro Pallocci de ``panaca``, recebe passagens grátis do governo para pregar a desordem e a subversão. O ministro da Reforma Agrária, que o incentiva, diz, todavia, que o fantástico número de invasões - o maior que já se verificou, na história do país - é normal. Esse senhor, que saiu do MST, apóia abertamente as constantes violações da lei e da Constituição. A idéia básica é transferir toda a terra produtiva para as massas do MST.


2) Judiciário - A reforma objetiva calar um poder incômodo, que, muitas vezes, no exercício da sua função, impõe limites ao Executivo. Por isto o governo defende o controle externo desse poder, quando não admite a imposição de controle semelhante para outras carreiras do Estado, como, por exemplo, a Receita Federal e a Polícia Federal.


3) Jornalismo - O Conselho Federal do Jornalismo não objetiva outra coisa que calar os jornalistas, visto que hoje já há mecanismos legais (ações penais e por danos morais) para responsabilizar os que comentem abusos no exercício da profissão.

4) Controle da produção artística - Como na Rússia e na Alemanha nazista, pretende o governo controlar a produção artística, cinematográfica e audiovisual.


5) Agências reguladoras - Pretende-se suprimir a autonomia que a legislação lhes outorgou, para atuarem com base em critérios técnicos, e submetê-las mais ao controle do chefe do Executivo e menos dos ministérios, como se pode constatar dos anteprojetos que a imprensa já trouxe à baila.


6) Energia elétrica - O projeto é nitidamente re-estatizante.


7) Reforma Trabalhista - Pretende-se retirar o poder normativo da Justiça do Trabalho, reduzindo a força de um poder neutro.


8) Sistema ``S`` - Estuda-se, nos bastidores, retirar dos segmentos empresariais as contribuições para o Sistema ``S``, que permitem que Senai, Sesc etc. funcionem admiravelmente na preparação de mão-de-obra qualificada e recuperação de jovens sem estudo, com o que se retirará parte da força da livre iniciativa, representada pelas CNA, CNC, CNI e outras, de reagir a regimes autoritários. A classe empresarial ficará enfraquecida, se isto ocorrer.
9) Universidade - O fracasso da universidade federal está levando ao projeto denominado ``Universidade para todos``. Por ele, revoga-se, mediante lei ordinária, a imunidade tributária outorgada pela Constituição, retirando-se das escolas privadas - que fazem o que o governo deveria fazer, com os nossos tributos, e não faz - 20% de suas vagas. Como essas escolas já têm quase 30% de inadimplência, o projeto é forma de inviabilizá-las ou transferi-las para o governo.


10) Sigilo bancário - Embora haja cláusula imodificável, na Constituição, assegurando que o sigilo bancário só pode ser quebrado mediante autorização judicial, há projeto para permitir à Polícia Federal a sua quebra. Se ato desse teor for editado, terá, o governo, até as próximas eleições, acesso aos dados financeiros da vida de todos os cidadãos brasileiros, o que lhe permitirá um poder de fogo e de pressão jamais visto, nem mesmo durante o período de exceção militar.
Poderia enumerar outros pontos.


Não ponho em dúvida, volto a dizer, a honestidade dos integrantes do governo, até porque conheço quase todos, sou amigo de alguns, e estou convencido de que acreditam que essa é a melhor solução para o Brasil. Como eu não acredito que seja - pois entendo que nada substitui a democracia e que qualquer autoritarismo é um largo passo para a ditadura - e como não foi esse o programa de governo que os levou ao poder, escrevo este artigo na esperança de levar pelo menos os meus poucos leitores a meditarem em se é este o modelo político que desejam para o nosso país.


(*) - Ives Gandra da Silva Martins - Jurista, renomado professor de Direito
Fonte: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=11116&cat=Ensaios&vinda=S