quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VÁRZEA PAULISTA, ENFIM PATRIMÔNIO!

foto: Regina Kalman (2008)
Tive esta semana uma grata surpresa, a estação ferroviária de Várzea Paulista se tornou patrimônio histórico, tombada pelo CONDEPHAAT, o conselho de defesa do patrimônio histórico artístico arqueológico e turístico do Estado de São Paulo, atrelado à secretaria da Cultura do governo de SP.


Pra quem não se lembra em 2003 entrei com um pedido para tornar o prédio da estação, inaugurado em 1º de julho de 1891, em patrimônio histórico e cultural, foram várias menções, e sete anos se passaram, até chegar esta conquista, uma vitória, me sinto realizado , um sonho que é concretizado. O pedido de nº00875/2003 tornou-se um guichê, e foi agregado à outros pedidos de tombamento de outras estações da região.


O momento em que chega esta notícia é muito oportuno! Veja minha situação: Estou no último semestre de faculdade, para concluir o curso temos que escrever uma monografia, uma espécie de livro, com um tema, uma tese, e pelo fato de eu ter uma ligação bastante profunda com questões ambientais, históricas e culturais, escolhi o tema: Patrimônio Histórico e Cultural: O tombamento como forma de preservar. E por uma brincadeira do destino, recebo às vésperas, faltando 5 dias para o depósito de minha monografia, a notícia de que meu projeto, meu pedido foi aceito, aprovado.


Várzea Paulista passa a contar com um bem histórico reconhecido pelo CONDEPHAAT!. Com toda minha esperança, e todo meu otimismo, receber tal notícia com tais coincidências, foi sinceramente uma surpresa, uma grata surpresa!


Muito obrigado à todos que me apoiaram e acreditaram que um dia este sonho eu conseguiria realizar, minha felicidade não cabe em mim, por isso desejo que todos os meus amigos, sintam assim juntos comigo, muita alegria!




Diego Martins Bueno, autor do pedido de tombamento da Estação Ferroviária de Várzea Paulista, que a tornou esta semana num patrimônio histórico e arquitetônico reconhecido pelo CONDEPHAAT.

COLUNA IMPACTO DO DIA 23 DE JULHO

FRIO EM CAMPOS DO JORDÃO, A MELHOR OPÇÃO
Estive essa semana com minha namorada Cíntia em Campos do Jordão-SP, para curtir um pouco do frio e visitar amigos e amigas que temos por lá. Na passagem em Campos, conversei com a prefeita Ana Cristina (PPS), os projetos sociais na cidade são exemplos! No setor de cultura mando daqui meus parabéns à Flávia Marques, secretária de cultura. Tivemos a honra de assistir uma orquestra gratuita na praça Capivari, no centro, cultura de primeira categoria, de graça. Isso é inclusão!
>>>Um passo pra frente

VÁRZEA SOLIDÁRIA, UM PROJETO DA JPSDB
O projeto fez a entrega de agasalhos no início deste mês à famílias carentes da cidade, e essa semana, após o recebimento de mais uma remessa de doações, faremos mais uma entrega, desta vez aos moradores de rua, é a Juventude do PSDB fazendo sua parte , desde 2007.
Muito obrigado à todos que nos ajudaram e abraçaram nossa iniciativa!
>>>Um passo pra frente

CHEGA DE CACIQUE
O vice de José Serra, o deputado Índio, está fazendo sucesso no twitter e na internet, há quem o aconselhe a ser discreto, mas o jovem político não quer ficar no anonimato, não...

INAUGURAÇÕES DE COMITÊS
No sábado passado (17) , a inauguração do comitê do PSDB, balançou o centro de Jundiaí, o ‘QG’ dos deputados da dobradinha tucana em Jundiaí, Ary e Luiz Fernando já está em funcionamento. Já nesta terça feira (20), foi o dia do PT abrir as portas com a presença de Mercadante, diferente de Geraldo Alckmin, poucos o reconheceram nas rua do centro.

CAMPANHA NAS RUAS
Essa semana recebi um panfleto das mãos do candidato á deputado estadual Dr. Cláudio Miranda, ele estava com sua assessoria, visitando os comerciantes da avenida.
Já está começando a poluição visual, o candidato Gerson Sartori (PT) está espalhando cavaletes em vários pontos da região, á propósito ele é o ‘mais rico’ dos candidatos da região com 4,48 milhões de reais, há dois anos ele havia declarado menos de 600 mil conforme divulgado no TSE.
FRASE DA SEMANA
“Preocupado com o quê? Eles que têm ligações com as Farc e que devem se preocupar", do deputado Indio da Costa (DEM), questionado se estava preocupado com processos do PT. Indio acusou petistas de ligações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico.

terça-feira, 13 de julho de 2010

COLUNA IMPACTO 09 DE JULHO

SÉRIE: DIREITOS QUE POUCOS CONHECEM

Essa semana, por conta do grande número de perguntas tive que selecionar uma delas, todas foram respondidas ou redirecionadas por e-mail, pela popularidade destino esta á publicação nesta coluna.
“Passei por um buraco e estourou o pneu do meu carro, posso pedir indenização para a prefeitura? Se sim, como faço para pedir?”

Rogério, morador do Jardim América, por e-mail

Boa pergunta Rogério, obrigado pela participação. Sim, a responsabilidade é objetiva. Tem o direito de pedir o ressarcimento do valor que gastou na troca do pneu.Para fazer o pedido você deverá a princípio provar a causa e o resultado, ou seja, a existência do buraco (testemunhas, fotografias etc) e o dano causado no veículo, que pode ser confirmado por um B.O, fotografias, laudo da oficina que realizou o concerto ou outro documento.Acredito, amigo, que seja necessário uma ação judicial, pela complexidade na apresentação das provas, por isso deverá procurar o Juizado de Pequenas Causas, no Fórum , após fazer o Boletim de Ocorrência, leve todas as provas que tiver e elabore um pedido, justificando seu prejuízo.Como percebeu o procedimento é simples, porém normalmente demorado e um tanto burocrático. Desejo-lhe boa sorte.Mande sua pergunta para: diegombueno@ig.com.br
SERRA E ALCKMIN EM JUNDIAÍ
Nesta quarta-feira (07) os candidatos José Serra e Geraldo Alckmin, à presidente e governador respectivamente, visitaram nossa região, ambos caminharam pelas ruas do centro, próximo á matriz.
IDEB DIVULGA NOVAS NOTAS
Várzea Paulista teve uma melhora razoável em relação à pesquisa anterior, a cidade subiu de 5,1 para 5,6 na pontuação/nota das escolas municipais de ensino básico. Todas cidades da região tiveram notas maiores do que outros anos, veja o gráfico que elaborei com dados do site do INEP:

9 DE JULHO, PAULISTAS COMEMORAM DESDE 1997:
Desde 1997 é lei: todo dia 9 do mês de julho é feriado civil no Estado de São Paulo.
O motivo? A celebração da data magna do Estado, em memória ao dia em que o povo paulista pegou em armas para lutar pelo regime democrático no País, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Em discurso internacional, Lula insinua que Brasil é país de ‘ignorantes’ e ‘ladrões’

Deixou de lado o discurso preparado e num discurso de improvisado, destinado a lançar uma campanha de promoção internacional do turismo no Brasil com vistas à Copa de 2014, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou uma imagem do país que o Ministério do Turismo não gostaria de ver enaltecida.
Lula alertou os estrangeiros sobre o risco de ser mordido por “uma sucuri destreinada”, insinuando a ‘ignorancia’ do povo, Lula disse que os brasileiros não sabem inglês mas são bons na arte de “mimicar”, garantiu que o país é tão bem servido de homens quanto de mulheres e lamentou que as pessoas vão ao cinema e na volta não encontram o carro, porque foi roubado.
O discurso foi bastante agressivo, tendo em vista que o presidente estava numa explanação de importância internacional (o discurso foi em Johanesburgo, África do Sul), passando uma péssima imagem do Brasil e dos brasileiros.
Ao dizer que o povo não sabe falar inglês e ao generalizar no lamento ‘que as pessoas vão ao cinema e ao voltar tem seu carro roubado’. Lula expõe o pus da ferida: Educação e Segurança Pública.
Ao relatar tais condições o presidente assume que o país que ele governa vai mal em educação e não tem suporte básico para oferecer segurança à população.
A cerimônia com a presença do presidente ocorreu num espaço montado pelo governo, num centro de convenções, no coração de Johanesburgo. Lula passou um tempo folheando o discurso preparado para o evento. Mas deixou-o de lado e arrancou gargalhadas já ao mencionar as autoridades presentes. Chamou o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, de governador, corrigiu-se, mas acrescentou, rindo: “Mas um dia vai ser. Um dia vai ser”.
Lula encerrou o improviso lendo a última frase do discurso preparado para ser lido. “Eu ia ler meu discurso, mas não li. Então vou ler só a última frase. O Brasil está te chamando. Celebre a vida aqui”, disse, fazendo graça.

Desse modo, ao analisar as atitudes e frases, destacando ‘perigos’ do Brasil, Lula com a popularidade acima dos 70%, já acha que pode dizer qualquer bobagem, que o povo vai aprovar.
Porém... Chamar o brasileiro de burro e ladrão, aí já passou dos limites senhor presidente.

Adaptação: Diego Bueno
Fonte:http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/07/09/lula-desconstroi-campanha-de-turismo-e-destaca-perigos-do-brasil.jhtm

José Serra, Geraldo Alckmin, Quércia, Aloysio Nunes, José Anibal e Roberto Freire visitam Jundiaí na abertura da campanha eleitoral 2010

Veja algumas fotos da caminhada pelas ruas do centro de Jundiaí;




sexta-feira, 2 de julho de 2010

COLUNA IMPACTO PUBLICADA NO JORNAL NOTÍCIA DO DIA 02 DE JULHO DE 2010


COPA DO MUNDO: FINAL BRASIL X BRASIL
O PAÍS PAROU, PARA E VAI PARAR, MOTIVO: O FUTEBOL
O Brasil, verde e amarelo, azul, guarani! a cada jogo desta copa mostra à todos desta joça, que podemos mudar um país se nós nos unirmos.
Qual outro evento reúne mais pessoas que a copa do mundo? a resposta é clara e objetiva; nenhum!
O brasileiro tem a pátria na chuteira e não no coração, essa é a realidade desta nação.

Torço pelo Brasil, vibro a cada gol da seleção, mas me importo muito mais pelo País, e torço por melhorias na saúde , na educação e na segurança pública, vibro por cada acerto do governo, vibro por cada projeto bem sucedido!Nos unimos em torno da TV para ver nosso futebol campeão, por que não nos unir para fazer a diferença?

O Brasil não se resume ao futebol milionário, de jogadores ‘podre de rico’.O Brasil é favela, o índio desrespeitado, é Amazônia desmatada, é Alagoas alagado, o Rio de Janeiro sitiado, a metrópole bomba relógio, o político corrupto, de ficha suja, mais que pau - de - galinheiro, é dinheiro na cueca, na meia e na cintura, é funcionário fantasma o nepotismo, a política suja! Este é o nosso país.

Onde estão os brasileiros? Às três e quinze de uma sexta-feira? Em casa, vendo o Brasil seleção ganhar! As contas do mês, terão desconto na final da Copa? E os carnês? Os boletos, conta de luz, conta de água...Esqueceram a criança na creche! O leite derramou!

E o brasileiro! Onde ele está? Na África do Sul, está muito frio por lá... O Brasil é a gasolina com 41% de imposto, o país com a maior carga tributária das Américas! Essa piscina está cheia de ratos, como já dizia Cazuza!

Kaká ganha dois milhões ao mês, enquanto a maioria recebe R$510,00, quando muito uma cesta básica de 100 reais agregam á esta mixaria, sul americana brasileira. E o povo ainda briga quando o ‘pobrezinho’ do Kaká, é expulso de um jogo truculento. Mas o juiz daquele jogo contra a Costa do Marfim é ladrão mesmo, estava contra nós! Maldito juiz!.

Mas a copa acaba, e tudo se normaliza, quem ganhou, ganhou, quem perdeu, perdeu! E ponto!Recomeça uma nova história, o país volta a engrenar, e quem sabe, neste ano de eleição, o voto transforma esta nação, num lugar com menos corrupção!

Afinal, somos brasileiros, de chuteira e coração, todos, do seu modo, vibram por dias melhores!

Mas eu daqui, vou continuar torcendo, mesmo após o retorno da seleção, com ou sem a taça na mão! Por um estado laico, democrático, livre, igualitário...

Pois nossa Constituição Federal diz:
‘Artigo 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.’

Todo poder emana do povo! (parágrafo único do art. 2º)

Vai lá Brasil! Faça a diferença, Juntos, nós podemos muito mais!